top of page

Alimentação saudável x praticidade


Sempre defendo que alimentação saudável não é sinônimo de mais trabalho ou mais tempo na cozinha. Muito pelo contrário. Quanto mais natural e simples é a alimentação que oferecemos às nossas crianças, mais saudável e menos trabalhosa ela pode ser. E tudo é uma questão de planejamento e organização.


Compartilho com vocês, então, algumas dicas e receitas que utilizo para facilitar a vida na cozinha, já que tempo é sempre artigo raro na vida da maioria das mamães e dos papais.


- Preparar o cardápio semanal no final de semana, ajuda a planejar as compras na feira e/ou supermercado, a diversificar a alimentação da família e a facilitar na hora do preparo, pois você já saberá o que fazer e que ingredientes usar.


- Fazer as compras no final de semana ou início dela faz com que você esteja com a casa abastecida exatamente com aquilo que precisará para o planejamento da semana. Além disso, ajuda a reduzir o desperdício de alimentos ou a ter que mudar de planos enquanto cozinha, por não ter algum ou alguns dos ingredientes necessários.


- Ter a mão receitas onde você facilmente pode utilizar a carne, o frango ou os legumes que restaram do dia anterior e transformar em uma torta integral salgada ou o arroz integral, que pode virar o biscoito do lanche, o suco que pode virar um picolé. As possibilidades são inúmeras!


- Se o tempo é curto pela manhã, algumas tarefas podem ser adiantadas na noite anterior, para facilitar o café da manhã como, por exemplo, já deixar algumas frutas cortadas, suco natural concentrado e congelado em cubinhos de gelo, para serem batidos com um pouco de água na manhã seguinte e até mesmo o café da manhã de potinho ou overnight oats, que podem ser uma refeição completa, preparada na noite anterior.


E se o problema for criatividade, aqui e nas páginas da Lancheira no Instagram e Facebook, compartilho sempre várias ideias e receitas que poderão te ajudar na linda tarefa de alimentar crianças.


bottom of page