top of page

Utensílios para a lancheira das crianças

As férias por aqui já acabaram e já retomamos a rotina de escola e lancheira. Eu escrevi aqui um texto com dicas para montar lancheiras práticas e saudáveis. Hoje, falarei um pouco sobre os utensílios que usamos e o que considero importantes ter para montar a lancheira da criançada, pois acredito que tão importante quanto o que você manda para o lanche do seu filho, é como você manda, sem riscos de deteriorar o alimento e que permita que ele coma de forma confortável e sem desperdícios.


Lancheira


O primeiro item é a própria lancheira. O ideal é que ela seja térmica, para manter a temperatura dos alimentos. O tamanho e o modelo dependerão muito da necessidade de cada criança, pois algumas ficam em tempo integral e precisam levar dois lanches, por exemplo. A quantidade de compartimentos (bolsos) também deve ser observado. Para crianças menores não recomendo muitos compartimentos, pois a criança pode esquecer de comer algum dos alimentos ou de usar algum dos utensílios porque não observou que estava em outro bolso.


Outra coisa que deve ser considerada é o material. Ela deve ser de material resistente e fácil de lavar, para aguentar o ritmo da criançada.


Importante observar, ainda como a criança irá carregar a lancheira. Se ela tem alças como mochilas ou alça lateral. Para crianças pequenas, não aconselho lancheira sem alça, pois dificulta a forma de carregar e pode ser facilmente esquecida.


Aqui em casa, optei por uma lancheira térmica, no tamanho que comporta bem dois potes médios e os talheres da Sarah, com apenas um bolso e com alças para carregar nas costas. A garrafa térmica, envio na mochila com água, pois ela bebe ao longo do turno e não apenas na hora do lanche.

Modelo da lancheira da Sarah

Outros modelos retirados na Internet:

Garrafinha


Esse é um item que vale a pena investir em algo de boa qualidade e que não necessariamente precisa ser trocada a todo ano.


Por aqui, a garrafinha tem a função principal de armazenar a água que a Sarah toma ao longo do período que permanece na escola. Dificilmente mando alguma outra bebida. Mas independentemente se for para enviar suco, água de coco, chás ou água mineral, recomendo uma garrafinha térmica, para manter a temperatura da bebida.


Caso a criança leve bebidas para o lanche e água para o restante do período, é necessário ter duas garrafinhas e eu ainda recomendo que sejam diferentes, para facilitar a identificação pela criança e pelas pessoas que forem preparar a lancheira, pois sucos e outras bebidas podem acabar deixando gosto na garrafa e usá-la depois para transportar água pode não ser uma boa.


E para as garrafinhas que possuem canudo, é necessária uma atenção especial à limpeza deles. Por aqui, a Sarah usa um modelo da Thermos e lavo os canudos com escovinhas específicas para isso.


Alguns modelos de garrafinhas térmicas pesquisados na Internet:






Potes


Existe uma infinidade de modelos e tamanhos, térmicos ou não, com ou sem divisórias. O importante, acredito que seja ter alguns tamanhos variados e que se adequem ao tamanho da lancheira.


Potes térmicos ajudam para o transporte de iogurtes, mingaus e outros alimentos que se conservam melhor se a temperatura é mantida. Mas para manter o resfriamento, há a alternativa de se ter gelinhos reutilizáveis, que podem ser enviados na lancheira e têm efeito semelhante ao de um pote térmico.


Para potes sem divisórias, pode-se utilizar forminhas de silicone para ajudar a separar os alimentos.


Muitos dos da Sarah eu comprei no Sam's ou em lojas de 1,99. Mas no Aliexpress existem muitas opções com valores super acessíveis e modelos práticos e fofos que vão chamar a atenção da criançada.


Alguns modelos de potes facilmente encontrados na Internet:



Talheres


É importante ter um kit de garfo e colher, com um estojo para facilitar transporte e a higiene dos talheres. Não recomendo o envio de facas, mesmo as sem ponta e sem serra, para crianças pequenas. Os alimentos que precisam ser cortados, já envio de casa assim e quando a Sarah precisa que corte alguma fruta, por exemplo, ela pede às professoras que o façam.


Existem opções de plástico ou de metal. Usamos de metal, com cabo plástico e um estojo de plástico. Até aquele estojos para escova e pasta de dente podem ser utilizados como estojo para os talheres.



Outros itens

Outros itens que podem fazer parte da lancheira das crianças, dependendo da necessidade de cada uma, da escola ou do ambiente onde ela realiza os lanches são:


Jogos americanos e toalhinha, caso o lanche seja feito na própria sala de aula. Isso evita que a mesa da criança fique suja após o lanche.


Babador, para crianças menores, que ainda estão aprendendo a comer sozinhas.


Saquinhos de papel, para enviar biscoitos, pipoca ou outros itens menores. Além de darem um colorido a mais para a lancheira, ocupam menos espaço que os potinhos.




Gelinhos reutilizáveis, para manter a temperatura gelada de determinados alimentos ou bebidas.


Forminhas e saias para cupcake e bolinhos, para facilitar o envio destes, como na foto abaixo:



Formas de silicone, para ajudar na separação dos alimentos em potes maiores, como no exemplo abaixo:


bottom of page