top of page

Você planeja as refeições para a semana?

Já compartilhei aqui que acredito que alimentação saudável possa ser sinônimo de praticidade sim. E umas das coisas que mais me ajuda nessa tarefa é o planejamento semanal das refeições. Não consigo fazer sempre, mas quando me esforço e deixo a semana planejada, a qualidade e variedade das refeições e a minha tranquilidade me fazem ver que vale a pena dedicar um tempo no final de semana para isso.


Cada família tem um ritmo e uma demanda diferente nas refeições. Lá em casa funciona assim: sábado pela manhã vou à feira, onde compro frutas e legumes (a maioria orgânicos), ovos, queijo, peixe e castanhas. A maior parte da nossa alimentação vem da feira. A partir dela, complemento as compras no supermercado. Para esse não tenho dia certo. Quando é possível, já prefiro comprar no sábado também. Caso contrário, faço isso durante a semana.


Feira feita, vejo o que ainda tenho no congelador e geladeira e o que precisarei comprar no supermercado. A partir disso, planejo o cardápio da semana. De segunda a sexta, as refeições que preparo são: café da manhã para nós três, lanche da Sarah da manhã para a escola, meu almoço que levo para o trabalho e jantar para nós três. No final de semana, almoçamos em casa, geralmente no sábado. Então quando volto da feira, aproveito a mão na massa para lavar e organizar tudo e preparar comidinhas para o almoço e a semana seguinte.

E para ajudar no planejamento do cardápio semanal, gosto de anotar e ter a vista, na porta da geladeira, o que irei preparar, para saber se preciso descongelar algo, se é preciso colocar de molho. Fiz, então, uma planilha com as refeições e os dias da semana. Antes imprimia e anotava a cada semana, de lápis, para alterar quando fosse necessário. Mas depois resolvi plastificar meu cardápio e escrever com pincel/caneta (aqueles que se usa para quadro branco), pois assim não preciso ficar imprimindo e posso alterar sem ficar rabiscando o cardápio.


Disponibilizei aqui para vocês o meu modelinho de cardápio da semana, se você quiser baixar e imprimir. Te sugiro tentar e ver se funciona para você. E se você já costuma fazer, compartilha com a gente lá no Instagram ou Facebook como você faz e o que tem te ajudado nessa tarefa de planejar as refeições da família.



bottom of page