top of page

Dicas para montar lancheiras práticas e saudáveis

O ano começou e para algumas famílias, como a nossa, as férias já acabaram. Desde segunda-feira, a Sarah voltou para a escola e eu, voltei à rotina de preparar a lancheira dela.


Mesmo tendo a opção de ela comer o lanche oferecido pela escola, prefiro mandar a lancheira, pois assim sei exatamente o que ela está comendo e a qualidade dos alimentos que estão sendo oferecidos.



E mesmo com uma rotina corrida e com pouco tempo, tenho conseguido levar esta tarefa sem que seja árdua. Acredito que com planejamento e organização, é possível oferecer aos nossos pequenos lanches simples e saudáveis e que sejam práticos de organizar.


Listo abaixo algumas dicas e sugestões que costumo por em prática para facilitar a preparação da lancheira da Saroca:


- Fazer um planejamento para a semana antes que ela comece ajuda a organizar as compras na feira e/ou supermercado, a diversificar os lanches e a facilita na hora do preparo, pois você já saberá o que fazer e que ingredientes usar. E aqui vale dizer que a lancheira da Sarah sempre é composta por uma fruta, um carboidrato (que geralmente tem algum tipo de proteína como ovo, leite ou queijo) e, às vezes, uma proteína.


- Fazer as compras no final de semana ou início dela faz com que você esteja com a casa abastecida exatamente com aquilo que precisará para o planejamento dos lanches semanais. Além disso, ajuda a reduzir o desperdício de alimentos ou a ter que mudar de planos por não ter algum ou alguns dos ingredientes necessários.


- Organizar e ter a mão receitas práticas e saudáveis de lanchinhos para facilitar a definição e a diversificação do cardápio semanal. Eu tenho vários livros de receitas, além das que publico nos perfis da Lancheira e aqui na página.


- Se o tempo é curto para a preparação, vale adiantar algumas tarefas no dia anterior, como por exemplo, já deixar as frutas cortadas, o suco natural concentrado e congelado em cubinhos de gelo, para serem batidos ou misturados com um pouco de água na manhã seguinte. Eu costumo deixar a lancheira da Sarah praticamente pronta na noite anterior e apenas montá-la pela manhã.


- Ter o congelador e a frigideira como seus aliados. Se não deu tempo de preparar nada com antecedência, ter bolinhos congelados e apenas retirar na noite anterior e deixar que descongelem na geladeira, ajuda muito. Eu costumo dizer: antes um congelado que um industrializado. Não é verdade? Mesmo que resseque um pouco, ou perca um pouco a qualidade, ainda é um produto melhor e feito em casa. A frigideira também é uma grande amiga, quando não houve tempo de preparar algo com antecedência, pois dela podem sair bolinhos ou pãezinhos em questão de minutos.


- Por fim, quando realmente não dá para preparar nada, abro exceções e busco industrializados mais saudáveis, como bananinhas sem açúcar, frutas secas ou desidratadas, iogurtes naturais ou até mesmo biscoitos/cookies de marcas que utilizam ingredientes mais saudáveis e muitas vezes orgânicos.


E se o problema for criatividade, aqui e nas páginas da Lancheira no Instagram e Facebook, compartilho sempre várias ideias e receitas que poderão te ajudar nesta tarefa.

bottom of page