top of page

Quatro receitas de geleias sem açúcar

Nosso consumo de açúcar aqui em casa já é pequeno, de forma geral. Mas, ainda assim, venho buscando reduzi-lo, por saber que o açúcar não agrega muito à nossa alimentação.


Assim, nos últimos dias, andei testando algumas receitas de geleias sem açúcar que ficaram deliciosas e que são super fáceis de fazer e vim compartilhar com vocês.



A forma de preparo é a mesma para todas. O que varia é a fruta seca utilizada ou a combinação delas. Então, dessa vez, eu vou começar pelo modo de fazer e depois falarei dos ingredientes para cada uma.


Modo de fazer


Coloque as frutas secas escolhidas em um recipiente e cubra com água, deixando de molho por uma hora. A água deve ser apenas o suficiente para cobrir as frutas secas.


Após uma hora, despeje as frutas e a água no processador e bata até formar uma pasta homogênea.


Em todas elas você pode, após processar, acrescentar uma colher de sobremesa de sementes de chia e misturar com uma colher. A chia, além de dar mais consistência à geleia, irá aumentar o valor proteico dela.

Usando esse passo a passo é possível fazer, pelo menos, quatro sabores diferentes de geleias. A seguir, apresento as quantidades de frutas secas para cada uma.

Geleia de tâmara - Uma xícara de tâmaras secas sem caroço

Geleia de damasco - Uma xícara de damascos secos


Geleia de ameixa com damasco - 12 ameixas secas sem caroço e seis damascos


Geleia de tâmara com damasco - 12 tâmaras secas sem caroço e seis damascos


Para armazená-las, sugiro utilizar um vidro, que deverá sem mantido na geladeira, por até cinco dias.




Por não possuir açúcar, elas podem ser oferecidas para crianças e bebês, desde que não tenham alergia alimentar detectada para estes alimentos.


As geleias ficam deliciosas quando servidas com biscoito de arroz, tapioca, pãozinho de inhame ou de batata doce, pão de queijo, pão de frigideira e muito outros alimentos.




bottom of page