top of page

Pãozinho de frigideira

Quem acompanha a Lancheira Divertida há mais tempo, sabe que ano passado reformamos nosso apartamento e por isso precisamos ficar um mês morando em um apartamento alugado, pequeno e que não tinha forno. Foi nesse período que virei adepta e fã dos pães e bolos de frigideira. Muito da inspiração e do aprendizado vieram da Paula, do @viversemtrigo e da Nina, do @namarmitinha.



Os bolinhos, vocês já viram duas receitas aqui e sempre é possível inventar, usando como base as quantidades sugeridas. Semana passada, inclusive, publiquei vários vídeos no stories do Instagram, mostrando o passo-a-passo de como fazer o bolinho de cacau e coco e estou sempre testando receitas.

Com os pães de frigideira não é diferente. Mudo as farinhas, os temperos e sempre tenho um pãozinho com sabor diferente e delicioso! Já publiquei várias receitas no Instagram e hoje, trago aqui, a base da receita e algumas sugestões de combinações. Mas cozinha é tentativa, não é? Então sugiro que não se prendam apenas a estas. Inventem, tentem, façam diferente por aí também. Só não esqueçam de me contar depois.


Receita básica para o pãozinho de frigideira.

- 1 ovo batido - 1 colher de sopa de um tipo de farinha - 1 colher de sopa de um tipo de farinha

- 1 colher de sobremesa de um tipo de farinha - 1 colher de café de gordura (dou preferência ao azeite, pelo sabor)

- cerca de 2 colheres de sopa de água ou leite animal ou vegetal (acrescentar até obter uma consistência pastosa).

- 1/2 colher de café de fermento

- sal e temperos a gosto.

Esta é a base. Geralmente combino as farinhas de forma a tornar o pãozinho nutritivo e saboroso. As que mais uso são: farinha de arroz integral; farinha de gergelim, farinha de banana verde, fubá de milho, amaranto em flocos, farinha de coco, farinha de aveia ou aveia em flocos finos.


Para a gordura, costumo usar o azeite, por causa do sabor, mas pode-se usar também o óleo de girassol ou de coco. Mas lembre-se que o de coco dará uma sabor adocicado ao pãozinho.


A quantidade de água vai variar de acordo com as farinhas. Então minha sugestão é ir acrescentando e verificando se a massa está ficando pastosa de forma que consiga se espalhar na frigideira sem dificuldades.


Por fim, os temperos. Estes serão a alma do seu pãozinho, então use e abuse, mas procure combinações harmônicas. As minhas sugestões são: orégano, curry, manjerição, alecrim, pestos ou pastinhas que você tenha prontos em casa.


E se você quiser rechear seu pãozinho com queijo ou frango, por exemplo, com ofiz no da foto, sugiro dobrar a receita.


O modo de fazer, tem alguns segredinhos importantes. Depois que todos os ingredientes estiverem misturados, você deve usar uma frigideira pequena, para que ele fique mais altinho, e untada com um fio de azeite ou óleo. O fogo deve ser baixo e, se necessário, você pode colocar mais uma grelha no fogão, sobre a que estiver usando, para que ele asse lentamente. Lembre-se de tampar a frigideira, para que ele asse em cima também. Quando estiver firme e dourado de um lado, vire e aguarde até que o mesmo aconteça com o outro.


Para rechear, asso metade da massa e quando ela ganha um pouco de consistência, coloco o recheio por cima e cubro com o restante da massa. e o processo seguinte é o mesmo. assar dos dois lados, por igual, até ficarem firmes e dourados.

bottom of page