top of page

Bolinho de cacau sem leite, sem glúten e sem ovo

Há uns dias atrás eu mostrei um bolinho de cacau que fazia parte das receitas da Oficina de Lancheiras Saudáveis para Alérgicos e algumas pessoas me pediram a receita. Compartilho, então, com vocês hoje.


Eu sempre falo que apesar de não termos alergia a nenhum desses alimentos, adoro variar as receitas e ingredientes e esse bolinho fez sucesso aqui em casa.

Então prepara aí para salvar a receita e para compartilhar com as mães de alérgicos que podem gostar da ideia.




Ingredientes 2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada 1 /4 de xícara de água ¼ de xícara de óleo de coco 1 e ½ xícara de mix de farinha sem glúten 1 xícara de açúcar mascavo 1/2 de xícara de cacau 100% em pó 1 xícara de água ou leite de amêndoas 1 colher de chá de fermento químico


Modo de preparo Misture a linhaça e a água e reserve por 30 min. Em um recipiente, misture os ingredientes líquidos e o açúcar. Em seguida, acrescente os ingredientes secos e misture até que forme uma massa homogênea.



Despeje a massa em forminhas pequenas para cupcake, de silicone para a assar no forno já aquecido por 30 a 35 min, a 180 graus. Perguntas que eu sei que vocês vão me fazer: Posso usar farinha de trigo integral? Sim. A mesma quantidade. Posso usar leite de vaca? Sim. A mesma quantidade. Posso usar ovo? Sim. Use dois, no lugar da farinha de linhaça hidratada em água.


Ah, e uma dica. Se preferir, acrescente à massa uma banana bem madura amassada. Fica ainda mais gostoso.

bottom of page