top of page

Comunidade que sustenta a agricultura - CSA

No início do ano, fomos convidados por um casal de amigos a participar de um grupo de co-agricultores que estava sendo formado, a CSA Coméia Integrar, que corresponde à região do Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal.


CSA significa Comunidade que Sustenta a Agricultura e de forma bem objetiva, é um grupo de pessoas que tem interesse em consumir produtos da agricultura familiar (no nosso caso, orgânicos), que pagarão uma cota mensal aos agricultores para que eles plantem e colham para nós. Mas o grupo vai além deste conceito. Tem a ver com interação entre quem planta e quem consome, tem a ver com sustentabilidade e com garantia de consumo da produção sem desperdício, ou seja, consumo consciente.



Esta CSA é composta por três famílias de agricultores, residentes em Planaltina e que aos sábados fazem a entrega dos produtos no bosque do Sudoeste em um momento de interação e troca de informações entre os agricultores e co-agricultores.


Os produtos são formados por 10 tipos de legumes, verduras e frutas da estação, em quantidade que atenderia bem uma família de quatro pessoas. Nós optamos por dividir com esses amigos e a quantidade tem sido suficiente para as nossas necessidades. O que sempre precisamos complementar são frutas, pois nosso consumo é grande e elas vêm em menor quantidade e variedade. Os produtos são colhidos no dia anterior e chegam fresquinhos.


Já foram realizadas duas visitas às propriedades dos agricultores, mas nós infelizmente ainda não conseguimos ir. Pretendo assim que possível levar a Sarah para conhecer de onde vem a maioria dos legumes, verduras e frutas que comemos em casa. Acredito na importância da criança conhecer a origem dos alimentos e valorizar os produtos locais. Por isso que a Sarah me acompanha na feira desde pequenininha.


Para quem mora em outras regiões do DF, existem diversas CSAs em Brasília. No link a seguir, é possível conhecer muitas delas e saber onde e quando são as retiradas. Lista de CSAs DF.


E se você tem interesse em conhecer melhor a CSA Colméia Integrar, entre em contato pelo endereço de e-mail csabsbsul@gmail.com ou acesse a página ou os perfis no Instagram ou Facebook.


Ah, e fiquem atentos ao Instagram da Lancheira Divertida que essa semana haverá o sorteio de uma cesta de produtos da CSA para pessoas de Brasília interessadas em conhecer o grupo, seu funcionamento e os produtos ofertados.

bottom of page