top of page

Couscuz Marroquinho

No sábado, fiz um almocinho delicioso e super prático. Ficou tão bom, que no jantar, repeti a dose, mas já em outra versão.


Para o almoço, preparei couscuz marroquino com legumes, acompanhado de patinho moído com molho de tomate. Super simples, prático e delicioso!!


O Couscuz, eu preparei assim:

- 1 xícara de couscuz (é o de trigo e não de milho);

- 2 xícaras e 1/2 de água fervente (ou caldo de legumes caseiro)

- sal - azeite - pimenta

- outros temperos como curry, são bem-vindos


Despejei o couscuz em um recipiente, temperei com sal, pimenta do reino moída e um fio de azeite. Coloquei a água fervente por cima, mexi bem com uma colher e tampei. Deixei hidratar por uns 30 min, enquanto preparava o restante do almoço.

Para os legumes:

Cortei uma berinjela pequena em quadradinhos e deixei de molho em água e sal, enquanto cortava os outros legumes. Faço isso para tirar o amargor da berinjela.


Cortei meia cebola em quadradinhos e 10 tomates cerejas ao meio. Levei a berinjela, a cebola e os tomates ao forno em uma assadeira com sal e azeite. Deixei assar por uns 20 min, a 180 graus, mexendo com uma espátula vez ou outra.

Quando os legumes ficaram prontos, misturei com o couscuz, acrescentei umas folhas de manjericão e servi com o patinho moído. Ficou divino!!!


À noite, como havia sobrado uma quantidade boa de couscuz (ele rende bastante), já temperado com sal, pimenta e azeite, resolvi repetir a dose, mas com outra receita.

Dourei umas rodelas de cebola na manteiga e acrescentei shimeji cortado. Deixei a cebola dourar e acrescentei um pouco de molho shoyo e, em seguida, o couscuz. Mexi bastante para misturar e na hora de servir, quebrei umas castanhas de caju e coloquei por cima. Ficou tão gostoso quanto o do almoço! E como o shimeji é rico em proteína, servi como um prato único.

bottom of page